sábado, 14 de novembro de 2015

HotPIXEL





HotPIXEL, do artista JdR - João de Ricardo, é uma performance/intervenção realizada ao livre, em áreas verdes da cidade.





A palavra PIXEL é formada pela contração da das palavras picture e element, ou seja, elemento de imagem. Um pixel é considerado o menor elemento de composição de uma imagem digital, seja em TVS, monitores ou câmeras. O HotPIXEL, por sua vez, é um pixel defeituoso que, ao invés de compor a imagem segundo os dados de cor e brilho através do endereçamento que lhe é designado, fica permanentemente emitindo luz branca.





Partindo desta idéia o artista cria na paisagem uma intervenção discreta que convida o espectador diferentes relações com sua própria visão e o espaço. Ela se comporta ora como um reflexo luminoso e brilhante, ora como uma imagem escondida que se revela singularmente através da experiência viva do espectador. 






Um centímetro quadrado de espelho colado em árvores é a unidade física mínima desta ação que o artista insistentemente vem realizando em um bosque no Parque Alim Pedro em Porto Alegre desde 2013 onde já foram coladas mais de mil unidades. 






Para instalar o HotPIXEL você coloca a luva de látex e escolhe uma árvore. Coloque na ponta do dedo o espelho e pingue uma gota de cola na face opaca. Aplique na casca da árvore pressionando por alguns segundos. Escolher outra árvore. e repita o processo. O percurso que vai sendo realizado pelo próprio caminhar. Tempo e espaço vão tornando-se evidentes ao passo que o caráter aparentemente concreto da imagem vai pouco a pouco ampliando-se em possibilidades singulares. Pontos de vista. Espaços de vida.





HOT PIXEL possibilita a  construção de um campo poético compartilhado entre espaços distintos, uma trabalho em ação que investe na relação do eu com o espaço, pondo em relevância os processos sutis envolvidos na nossa percepção da realidade. 






Hot Pixel foi realizado nas seguintes áreas verdes:
Parque Alim PEDRO (entre 2013 e 2014) e
Praça Brigadeiro Sampaio (2016)
Porto Alegre - RS 
Campus da UFSM (2015)
em torno da reitoria
Santa Maria - RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário